Plinio Ricardo é um artista visual brasileiro, nascido em Campo Grande, mas brasiliense de coração. Graduado em Comunicação Social e atual estudante de filosofia, transita com harmonia entre o universo autoral e o comercial da fotografia.  Seu trabalho tem base na composição geométrica e no retrato como processo, execução e apresentação.

 

Trajetória

2011  – Inicia  na área comercial trabalhando ao lado de Bruno Stuckert, fotógrafo com grande destaque nacional. Seriam seis anos de imensa troca de conhecimento e desenvolvimento do olhar.

2012 – Produz retratos autorais na África do Sul

2013 – Cria o Projeto Entretanto,  um espaço de convivência que usa a fotografia como forma de aproximação pessoal. O Entretanto passa a reunir artistas plásticos, cineastas, músicos, fotógrafos e outros tipos de criativos de Brasília para debates sobre temas variados. Um espaço democrático de troca de conhecimento e interação

2014 – Produz retratos autorais na Colômbia e sul da Patagonia

2014 – Na cidade americana de Nova Orleans, fez parte do “Momenta”, projeto artístico e documental com chancela da LEICA, que fomenta a discussão de questões sociológicas por meio de imagens.

2016 – Plínio Ricardo usa a experiência adquirida nos 236 casamentos que fotografou ao lado de Stuckert para abrir sua própria agenda nessa área.

2017 – O fotógrafo dedica-se ao aperfeiçoamento de seu olhar  usando como ferramenta o estudo acadêmico de filosofia.

2017 – Inspirado por pensadores clássicos como: Pitágoras, Platão e Descartes inicia a série autoral “Brasília, o triângulo e suas outras formas”

 

img047